Quando fazer a harmonização facial

A harmonização facial é indicada tanto para homens como para mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto. A harmonização consiste na realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que somados levam a um excelente resultado e que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo, dentes ou região malar (região da bochecha).
Estes procedimentos de harmonização facial promovem o alinhamento e correção de ângulos da face. Inicia-se a partir de uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, seu alongamento ou projeção, avaliando os pontos que serão preenchidos, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir dos procedimentos, irão deixar o rosto em equilíbrio e de forma mais simétrica e proporcional, realçando assim as características já existentes.
Alguns resultados podem ser vistos de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora cerca de 15 a 30 dias. Inicialmente, podem surgir alguns hematomas e inchaço, que são normais e que desaparecem ao longo do tempo.

Quando fazer a harmonização facial
Antes de realizar a harmonização facial é importante ter atenção ao local e o profissional que irá realizar o procedimento, bem como se informar sobre os riscos relacionados com a técnica que irá ser utilizada. Além disso, é importante que a pele da pessoa seja avaliada, assim como a presença de alguma doença ou condição, pois pode interferir na técnica que será utilizada para fazer a harmonização.
A harmonização facial é realizada com fins estéticos, sendo indicada quando a pessoa deseja diminuir a papada, olheiras ou marcas de expressão, ou quando deseja definir a mandíbula ou fazer alterações na testa, queixo e nariz, por exemplo, sendo importante que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico ou dermatologista para diminuir os riscos de complicações.

Como é feita
A harmonização facial pode ser feita por várias técnicas de acordo com o objetivo do procedimento e, por isso, tende a ser orientada por uma equipe de vários profissionais.
Algumas das técnicas mais usadas para realizar uma harmonização facial são:

1. Preenchimento do rosto
Geralmente o preenchimento é feito por meio de injeção de ácido hialurônico (uma substancia produzida pelo próprio corpo), com o objetivo de aumentar as angulações e projeções, o volume das maçãs do rosto, queixo ou lábios, por exemplo. Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico também é utilizado para nivelar sulcos, rugas e preencher olheiras profundas, mas não podendo ser feito de forma exagerada para evitar um aspecto artificial.
A intervenção pode durar cerca de 30 minutos a 1 hora, mas a duração vai depender das regiões que vão ser injetadas

2. Lifting com fios de PDO
É um novo método de suspensão dos tecidos da face, com uso de fios 100% absorvíveis compostos de polidioxanona (PDO).
Este procedimento é indicado para flacidez facial, contorno da mandíbula, flacidez de pescoço, sulcos faciais, dentre outros.
A vantagem deste procedimento é que produz um lifting não cirúrgico e natural. É realizado em consultório sob anestesia local, o retorno ao trabalho pode ser imediato.

3. Peeling
O peeling consiste na aplicação de substâncias ácidas que promovem uma descamação leve das camadas mais superficiais da pele, estimulando a renovação celular, suavizando linhas de expressão e conferindo um tom mais uniforme à pele. Com essa remoção, a pele se reestrutura e se renova, e há estimulação de produção de colágeno (substância que da firmeza à pele).
É indicado para tratamentos de rejuvenescimento, manchas na pele, cicatrizes de acne, entre outros problemas de pele.

4. Bichectomia
A bichectomia é um procedimento cirúrgico em que são removidas pequenas bolsas de gordura acumulada em ambos os lados do rosto (remoção das bolas de bichat ou corpo adiposo da bochecha), deixando o rosto com maior simetria, mais magro, fino e bonito. Normalmente não fica nenhuma cicatriz visível no rosto, porque a cirurgia é realizada através de cortes feitos no interior da boca, que têm menos de 5 mm.
É um procedimento indicado para homens e mulheres que possuem o formato arredondado de rosto e que não estejam satisfeitos com suas bochechas e mesmo emagrecendo continuam com o rosto arredondado.
Geralmente, os resultados da cirurgia só são visíveis cerca de 1 mês após a intervenção.

5. Laser de CO2
O Laser de CO2 fracionado é um tratamento estético inovador e eficaz, rápido e com resultados visíveis logo após a primeira sessão. Usado para eliminar rugas e manchas através de ondas de laser composto por CO2. Essas ondas conseguem atingir camadas mais profundas da pele, nivelando sua estrutura e aumentando a produção de colágeno, o que deixa a pele com aspecto jovial novamente.
É indicado para tratamentos de rugas, olheiras (periorbitais), flacidez, manchas, cicatrizes de acne, estrias e queloides. Mas também é utilizado para rejuvenescimento facial, melhorar o envelhecimento ligado à exposição aos raios solares (foto envelhecimento) e corporal: colo, pescoço e mãos.

Riscos da harmonização facial
Na maioria das vezes a harmonização fácil é considerada um procedimento seguro, mas quando não é realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada corretamente, o procedimento pode estar associado com alguns riscos, como obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde à morte do tecido, além de deformação no rosto
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Para saber quais técnicas são as mais indicadas para você, agende uma consulta para uma avaliação. Entre em contato com Dr. Carlos Conte Cirurgia Plástica.

Quero agendar uma consulta